Nesta quinta-feira (14), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto inaugura 14 novos leitos de UTI. A cerimônia de inauguração está agendada para as 9 horas, ao lado da emergência pediátrica. Os novos leitos representam ampliação de 31% da capacidade de atendimento para pacientes do SUS, o que coloca o HCM como um dos principais hospitais do Estado em número de leitos e estrutura.
Superlotação
Em dezembro de 2021, o HCM comunicou oficialmente ao Departamento Regional de Saúde (DRS XV), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto que seus leitos pediátricos de UTI e enfermeira estavam lotados e solicitou providências urgentes.
Na época o HCM ,que é referência para uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes, de 102 municípios da região, registrou ocupação máxima em todos os seus 30 leitos de UTI e 45 leitos de enfermaria. Durante esse período o HCM deixou de receber pacientes.
Na ocasião, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que os pacientes estavam sendo encaminhados para outros hospitais da região e assim desafogar o HCM e absorver a demanda.