O Horário de Verão, que termina hoje, 16 de fevereiro – quando os relógios deverão ser atrasados em 1 hora -, gerou uma economia média de 25 GWh de energia nas 228 cidades da região.
Com essa economia de energia elétrica é possível abastecer todas as cidades atendidas pela distribuidora de energia por dois dias ou então uma cidade do tamanho do Votuporanga, que tem 77 mil habitantes, por 44 dias.
O horário de verão tem como principal objetivo reduzir a demanda de energia durante o horário de pico do sistema elétrico brasileiro. A conjunção de alguns fatores, como a mudança de comportamento dos consumidores, o término do expediente de trabalho ainda com luz natural, associado ao início da utilização da iluminação pública um pouco mais tarde acarreta em uma queda do consumo de energia, principalmente, no horário de pico.
Com essa redução, ocorre melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica, e isso é especialmente importante para as cidades litorâneas, onde a alta temporada proporciona aumentos significativos no consumo de energia elétrica. (Fonte: Elektro)