Policiais civis de São Paulo prenderam em flagrante um homem que transportava 612 tijolos de maconha no baú de um caminhão. A droga estava escondida junto de uma carga de 750 kg de frangos congelados. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira 16, no bairro Conceição, em Diadema (SP).
Investigações sobre os trajetos do tráfico de drogas entre o Sul e o Sudeste já eram realizadas quando, na data em questão, uma equipe policial recebeu informações de que um caminhão Ford, de cor prata, sairia do Paraná carregado de drogas com destino a São Paulo. O grande volume de maconha seria distribuído na região do ABC Paulista.
O caminhão em questão era do tipo refrigerado, abastecido com carga de 750 kg de frangos congelados. Os agentes encontraram o veículo, depois de monitoramento, e realizaram a abordagem. Ao ser questionado, o motorista alegou transportar uma carga de miúdos de frangos congelados da cidade de Cascavel (PR) para Jaboatão dos Guararapes (PE) e negou o transporte de ilícitos.
Os oficiais vistoriaram o baú do caminhão e encontraram tijolos de maconha que estavam escondidos entre a carga de frangos congelados. Os 612 tijolos totalizaram 578 kg de drogas apreendidas.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Diadema, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Apreensão de drogas em São Paulo
Em julho, o Ministério Público de São Paulo apresentou na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal os resultados das operações do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado de 2016 e 2022, que somaram na apreensão de mais de 324 toneladas de maconha. Montante que equivale a uma média de 46, 2 toneladas de drogas apreendidas por ano.
O secretário especial de Políticas Criminais, Arthur Pinto de Lemos Junior, argumentou que a apreensão de drogas em larga escala desarticula o tráfico em todo o território paulista, incluindo áreas periféricas e nobres dos municípios do Estado.