A paixão por super-heróis e a vontade de fazer o bem foram os impulsos que um analista de Jundiaí (SP) precisava para se tornar um verdadeiro “amigo da vizinhança”. Conhecido como Spider-Jundiaí, ele faz sucesso nas redes sociais com exemplos de solidariedade e muito bom humor.
Ao G1, Diego Pinheiro, de 33 anos, contou que a paixão pelo Homem-Aranha começou na infância mas, depois de adulto, passou a entender a mensagem por trás do herói.
“Com a chegada da vida adulta é quando de fato vemos o quanto o Peter é tão humano como nós mesmos. Conciliar uma vida de fazer o bem, proteger os próximos com seu cotidiano de estudos, relacionamento, problemas pessoais. Esse é sem dúvida o grande fator que faz com que o Aranha seja tão adorado, por ser o herói mais humano dentre outros tantos”, diz.
A paixão pelo “cabeça de teia” era tanta que, em 2017, o analista resolveu comprar um fantasia para usar como cosplay em uma conferência de cultura pop. Mas, ao vesti-la, percebeu que poderia mudar não só a sua vida, como a das pessoas ao seu redor.
“Quando tomei ela nas mãos, a emoção foi grande e ali eu me senti picado pela aranha. Eu não iria conseguir esperar até dezembro para me vestir e aproveitar ela, tinha que fazer algo agora mesmo. E assim, aquela frase me fez todo sentido: com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, afirma.
Herói da vida real
Foi então que, tomado pela inspiração, ele decidiu procurar formas de ajudar a “vizinhança”, no caso, a cidade de Jundiaí, onde mora.
“Procurei alguns hospitais em que eu pudesse tentar ser o herói de alguém por um dia e depois de algumas entrevistas, o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) me deu uma oportunidade”, conta.
Com a roupa do Homem-Aranha, Diego faz visitas para as crianças que estão internadas no Grendacc, como forma de mostrá-las que os super-heróis podem ser reais.
“É muito mágico esse momento, tanto para a criança quanto para mim. Claro, uma grande responsabilidade também e, por isso, sempre continuo estudando o personagem para ficar o mais real possível para a criança, expressões corporais, vocabulário, formas de se posicionar, grupos de discussões de cosplayers para um ajudar o outro a se inspirar e evoluir, enfim, bastante coisa mesmo”, diz.
Sucesso na web
A “vida de super-herói” acabou fazendo ainda mais sucesso nas redes sociais. No Instagram, o analista começou a postar fotos em partes conhecidas da cidade, das visitas ao Grendacc e participações em eventos e festas infantis.
Além disso, a conta também é usada para ajudar os moradores da cidade. Diariamente, o Spider-Jundiaí traz imagens e pequenos textos com notícias importantes, como campanhas de doação de sangue e eventos, além de memes para descontrair.
“Uso muito minha rede social para interação com os fãs, e inúmeros amigos que ganhei. Diariamente tento trazer desde notícias boas da nossa cidade até memes divertidos para fazer alguém sorrir”, conta.
O rapaz também aproveita para demonstrar seu amor pela Gwen – sim, também existe a Gwen Stacy da vida real. Apesar de não abrir mão da rotina agitada de “protetor da cidade”, Aranha também guarda um espacinho para o amor.
“No momento estou focado em planos pessoais e realizar um dos meus maiores sonhos a dois, com a minha Gwen. Mas, o cabeça de teia aqui também tem planos para novos investir em novos trajes, novas ações”, finaliza.