O juiz da 1ª Vara Criminal de Votuporanga, Jorge Canil, condenou um homem pelo furto de óleo diesel de trens que passavam pela linha férrea que corta o município. F.C.B. foi preso em flagrante, em novembro do ano passado, com oito galões de 20 litros do combustível, mas sua condenação foi publicada anteontem.
À época, de acordo com o processo, a Polícia Militar foi informada que havia um veículo parado nas proximidades da linha férrea, mais especificamente na estrada municipal da Sambra, região Sul da cidade. Como os policiais já tinham sido comunicados sobre denúncias de furtos de carga dos trens que passavam pelo município, eles se deslocaram até o local.
Chegando lá flagraram F.C.B. descarregando galões dentro de um carro. Ao avistar a viatura, ele tentou fugir, mas acabou sendo capturado. Os militares se deslocaram então até a casa do acusado, onde encontraram mais galões cheios do combustível.
“Interrogado no fim da audiência, o réu negou a subtração,alegando que o combustível encontrado em sua casa era ‘óleo sujo’, em afronta, aliás, à perícia. Quanto à versão do policial, o acusado assegurou desconhecer a origemdos galões localizados nas proximidades da linha férrea. É direito seu mentir, mesmocontra todas as evidências, assumindo o risco de cair no ridículo e perder algumacredibilidade lhe restasse”, disse o juiz em sua sentença.
Por ser reincidente, o acusado teve um acréscimo de um sexto em sua pena, totalizando um ano e seis meses e 20 dias de reclusão, além de mais sete dias-multa.