Um importante assessor do comandante militar da Ucrânia foi morto na segunda-feira (6/11) quando estava abrindo presentes na sua casa, em Kiev, para comemorar o seu aniversário.
O major Hennadiy Chastyokov, 39 anos, morreu no “trágico acidente” depois de voltar para sua casa com vários presentes recebidos de amigos. Granadas reais estavam incluídas entre os presentes, contou o jornal britânico “The Guardian”.
Chastyokov começou a exibir seus presentes para sua família, quando o seu filho, de 13 anos, começou a examinar o explosivo, de acordo com uma postagem no Telegram do ministro do Interior da Ucrânia, Igor Klymenko.
“O filho pegou a munição e começou a girar o anel”, escreveu ele. “Então o militar pegou a granada da criança e acabou provocando a trágica explosão”, completou.
O filho do major ficou gravemente ferido na explosão.
Fotos da cena mostram granadas (ou objetos que imitam os explosivos) ao lado do que parece ser uma garrafa de bebida alcoólica e um pacote de uma marca de roupas ucraniana.
A polícia informou que a explosão foi “resultado do manuseio descuidado de munição” e encontrou mais cinco granadas ativas em sua casa, disse Klymenko. Inicialmente, circulou informação apontando que o major havia sido vítima de assassinato. Mas a polícia praticamente descartou a hipótese após analisar a cena do crime e ouvir militares próximos de Chastyokov.
Agentes descobriram o militar que presenteara Chastyokov com a granada. Eles foram à casa dele e encontraram mais dois explosivos do mesmo tipo. A investigação ainda não foi concluída.
Sites afirmaram que granadas reais haviam sido postas em uma caixa juntamente com imitações do explosivo, mas a informação não foi confirmada oficialmente.