domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Homem invade agência do INSS com bomba falsa

Um homem de 52 anos invadiu uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com uma bomba na terça-feira (16). Entre…

Um homem de 52 anos invadiu uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com uma bomba na terça-feira (16). Entre ameaças de explosão com o artefato amarrado ao corpo, ele queria protestar contra a retirada do benefício. O segurado, técnico de refrigeração, estava de cadeira motorizada e é portador de necessidades especiais, além de ser cardíaco e diabético.

Ruas no entorno foram isoladas e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionado para controlar a situação. Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias estavam no local.

O homem reclamava que a aposentadoria foi cortada pela metade faz dois anos e afirmou que não queria ferir ninguém, apenas chamar a atenção para o caso. O idoso está aposentado há um ano e três meses por invalidez. Uma vizinha foi chamada para auxiliar nas negociações, que duraram quase duas horas, com a rendição dele.

O segurado foi escoltado pelo GATE, medicado em uma ambulância e levado a um hospital. No entanto, a bomba ficou dentro da agência, e as equipes tiveram que usar um robô para analisar o explosivo. O artefato foi retirado minutos depois e foi constatado que era apenas uma réplica, com seis simulacros de dinamite.

O que diz o INSS

De acordo com o INSS, o invasor foi impedido de entrar na agência pois os protocolos de medidas sanitárias e distanciamento social por conta da pandemia de coronavírus permitem apenas atendimentos agendados. Os segurados que tiveram seus atendimentos cancelados pela situação foram reagendados para sexta (19).

Em relação ao benefício alvo do protesto e ameaças, o órgão afirma que “a Perícia Médica Federal sugeriu a concessão de Aposentadoria por Incapacidade Permanente em janeiro de 2020. O segurado passou por exame pericial, confirmando o direito ao benefício, que foi concedido em 18 de fevereiro de 2021. Ao longo de todo esse período, porém, o segurado não ficou desassistido, pois já vinha recebendo Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença). Os valores da aposentadoria estão disponíveis para saque no banco desde o dia 26 de fevereiro”, afirmou o INSS em nota.

Notícias relacionadas