Um homem de 87 anos, foi assaltado na tarde desta segunda-feira (2), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, no golpe conhecido por saidinha de banco. Segundo a polícia, depois de sacar dinheiro, no centro da cidade, a vítima foi abordada por um rapaz que dizia ser gerente do local e precisava conferir a quantia sacada pelo aposentado. O idoso entregou R$ 600,00 ao suspeito, que fugiu com o dinheiro. Foi registrado um boletim de ocorrência, mas o suspeito ainda não foi identificado pela polícia.
De acordo com o delegado do 1º Distrito Policial, Fernando Campanelli Frey, é preciso atenção ao sair de uma agência bancária. “Não contar com ajuda de ninguém. Caso a pessoa não souber usar o equipamento, ir diretamente ao caixa preferencial, no caso dos idosos. Mesmo que souber usar é necessário guardar a senha e manter distância das pessoas”, avisou.
Para Frey, é importante sempre desconfiar das pessoas, mesmo já fora do banco. “Uma vez deixado o local, se for abordado por alguém, desconfiar de pessoas com possíveis crachás, por exemplo. Além disso, evitar sacar valores altos em dinheiro”.
Segundo o delegado, na maioria das vezes as informações são passadas aos criminosos por pessoas que sabem a data do pagamento de salários e benefícios. “Às vezes, os assaltantes recebem informações de funcionários e ex-funcionários de empresas que realizam os pagamentos, intencionalmente ou não. No caso de idosos, os golpistas passam por funcionários e podem iludir as vítimas. Estamos apurando o caso desta segunda-feira para tentar identificar o autor do crime. Idosos devem sacar dinheiro sempre acompanhados de conhecidos. E se não puderem ir com alguém, sacar no interior da agência nos caixas preferenciais”, completou.(Fonte:G1)