Um homem de 35 anos que transportava 1.500 maços de cigarros contrabandeados em um Fiat Palio na Estrada Municipal Eugênio Vanzei, no município de Cardoso, foi preso pela Polícia Ambiental durante a Operação Impacto/Piracema.
O fato aconteceu na tarde de terça-feira (21), quando uma equipe da Polícia Ambiental realizava um bloqueio na via quando abordou o veículo. Ao vistoriar o porta-malas, os policiais encontraram três caixas de papelão contendo os cigarros da marca Eight, de origem paraguaia.
O condutor do veículo, que não teve o nome divulgado, confessou que adquiriu os cigarros no Paraguai para revender em seu comércio, mas não possuía documentação fiscal da mercadoria.
Diante da caracterização do crime de contrabando, o homem foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Federal de São José do Rio Preto para as medidas cabíveis.
O veículo utilizado no crime, a mercadoria apreendida, um aparelho celular e R$ 464,00 em dinheiro também foram apreendidos.
Crime e Punição
O crime de contrabando é tipificado no artigo 334-A do Código Penal Brasileiro e prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.