Um homem foi flagrado arrastando um cachorro no meio da rua no distrito de Manilha, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Imagens gravadas por moradores mostram o animal com uma corda amarrada a uma das patas traseiras sendo puxado e arrastado pelo asfalto, na terça-feira (19).
O caso gerou revolta nas redes sociais e mobilizou a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais de Itaboraí.
Em nota, a Prefeitura informou que uma equipe foi enviada ao local e conseguiu localizar o cachorro, que foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde está recebendo cuidados.
O responsável pelo crime ainda não foi identificado. A ocorrência foi registrada na 71ª DP (Itaboraí), que investiga o caso.
Maltratar animais é crime previsto em lei e pode resultar em pena de até 5 anos de reclusão, além de multa (veja abaixo onde denunciar).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/c/ZPFS0UQEmsodDoOpWq8w/cachorro-1-.jpeg)
Cachorro foi arrastado pelo asfalto quente em Itaboraí — Foto: Reprodução/TV Globo
Custos e tratamento
A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (21), em 2ª discussão, um projeto de lei que obriga agressores de animais a pagar todos os custos do resgate e do tratamento de animais encontrados em situação de maus-tratos.
O projeto segue para sanção do governador Cláudio Castro (PL).
Canais de denúncia
O combate aos crimes de maus-tratos contra animais conta com diversas medidas do Governo do Estado, incluindo canais específicos para denúncias.
Para denunciar, a população pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), pelo telefone (21) 2334-7634.
Também é possível denunciar por meio do programa Linha Verde (0300.253-1177), canal do Disque Denúncia, pelo 153 do Grupamento Especial de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, ou diretamente em uma delegacia da Polícia Civil. Em todas as opções, o sigilo é garantido.













