Um morador da Flórida (EUA) de 40 anos desenvolveu caroços amarelos nas mãos, pés e cotovelos após seguir uma dieta carnívora extrema por oito meses. Ele consumia até quatro quilos de queijo por dia, além de manteiga e gordura extra nos alimentos. O diagnóstico foi xantelasma, uma condição causada pelo acúmulo excessivo de colesterol na pele.
O caso foi publicado no “Journal of the American Medical Association” (JAMA). Exames mostraram que seus níveis de colesterol estavam cinco vezes acima do recomendado, elevando o risco de infarto e AVC. Apesar de afirmar que perdeu peso e se sentia mais disposto, médicos alertaram para os perigos da dieta. “Não existe dieta da moda que vença a ciência”, disse o cardiologista Roberto Kalil.
Pesquisas indicam que 40% dos brasileiros têm colesterol alto, incluindo crianças e adolescentes. O excesso de gordura na alimentação é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Médicos recomendam exames regulares e uma dieta equilibrada para evitar complicações graves.