Estudantes de medicina da Universidade de Birmingham descobriram que um homem britânico, que morreu aos 78 anos, tinha três pênis. Acredita-se que o homem passou toda a vida sem saber dessa variação anatômica, que foi descoberta durante a dissecação do corpo.
O idoso foi diagnosticado com trifalia, uma condição genética rara que só foi registrada uma única vez, em 2020, de acordo com a revista “Journal of Medical Case Reports”. Já a difalia — pênis duplicado — afeta cerca de uma em cada cinco a seis milhões de pessoas.
O homem foi descrito como branco, com cerca de 1,80 m de altura, que parecia ter genitália normal no exame externo. Após a dissecação, foram encontrados “dois pequenos pênis supranumerários escondidos dentro do saco escrotal”.
A formação da genitália masculina começa entre quatro e sete semanas de gestação. Segundo os autores do relato médico, “anormalidades genéticas que afetam a expressão de receptores de andrógenos podem causar anormalidades genitais morfológicas. Neste caso, pode ter havido triplicação do tubérculo genital. A uretra se desenvolveu originalmente no pênis secundário, no entanto, quando este pênis não se desenvolveu, a uretra desviou seu curso e se desenvolveu no pênis primário”