Um homem de 63 anos, morador de Catanduva, morreu após contrair malária. Segundo informações a vítima teria retornado recentemente da África após uma viagem a trabalho. Carlos Dimas Bissi chegou a procurar ajuda médica.
A vítima apresentava febre alta e a suspeita é de que ele estaria com dengue. Após uma semana de tratamento, o homem não resistiu e morreu. A causa da morte foi atestada após exames necroscópicos, que confirmou a infecção por malária.
Doença
A malária é uma doença típica de países tropicais. Ela é provocada por protozoários parasitas que são transmitidos para o ser humano através da picada da fêmea do mosquito anopheles. O mosquito pica uma pessoa contaminada, levando os protozoários para outra pessoa.
Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença.
Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.
Gazeta de Rio Preto