A cantora, compositora e historidadora Tertuliana Lustosa protagonizou uma polêmica durante sua apresentação no seminário “Gênero para além das fronteiras”, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na última quinta-feira (16). Em um ato que gerou repercussão nas redes sociais, a artista subiu em uma mesa de uma sala de aula e expôs os glúteos enquanto cantava letras de teor erótico. A universidade já anunciou que está averiguando o incidente.
Tertuliana, vocalista da banda “A Travestis”, conduziu a mesa-redonda sobre “Dissidências de Gênero e Sexualidade”, organizada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP). Durante sua apresentação, a artista entoou uma canção que incluía letras provocativas, como: “Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p***. Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. E c*, c*, c*.”
A UFMA emitiu um comunicado em resposta à polêmica, afirmando que é um espaço plural dedicado à liberdade de expressão, mas ressaltando a necessidade de um ambiente respeitoso para todos os membros da comunidade. A universidade declarou que está avaliando o ocorrido e que tomará as medidas necessárias após ouvir todas as partes envolvidas.