A população que sofre de hipertensão arterial deve ficar atenta e evitar a contaminação pelo coronavírus.
Tem sido observado que o coronavírus, ao entrar em contato com o corpo humano, pode afetar o músculo cardíaco. Em um coração sobrecarregado, como no caso do paciente com hipertensão, a consequência disso poderia ser uma inflamação do miocárdio (miocardite).
Além disso, também se verificou que o vírus pode levar a uma certa anulação da ação dos medicamentos para controle arterial. Dessa forma, em alguns casos levaria um descontrole da hipertensão em estado mais grave. Por isso, preste atenção: sintomas como fraqueza e febre podem ser ainda mais intensos em pacientes hipertensos com coronavírus, e é preciso todo cuidado. Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Melhor forma do hipertenso se cuidar nessa pandemia:
Sempre medir a pressão cumprindo a orientação médica;
Não deixar de tomar o medicamento nos horários corretos;
Na alimentação, evitar o consumo de embutidos, enlatados e sódio (sal);
Realizar atividade física com aprovação do seu cardiologista;
Manter o isolamento social;
Lavar suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
Use máscara;
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar;
Qualquer dúvida procure seu médico.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis orienta a seus munícipes hipertensos que evitem ou limitem encontros com amigos e familiares para que não se contaminem com a COVID-19. Viver com maturidade e tranquilidade traz um novo valor a cada momento de sua vida. É o melhor caminho neste momento”, destacou a enfermeira Articuladora da Atenção Básica em Fernandópolis, Ana Carolina Collaço.