sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Hemonúcleo de Catanduva faz novo apelo aos doadores

A responsável pelo setor de captação do Hemonúcleo de Catanduva, Francisca Caparroz Vizentini, faz novo apelo para a população de Catanduva e microrregião. “Pedimos novamente a colaboração de todos para…

A responsável pelo setor de captação do Hemonúcleo de Catanduva, Francisca Caparroz Vizentini, faz novo apelo para a população de Catanduva e microrregião.

“Pedimos novamente a colaboração de todos para doar sangue. Este mês, comparando-o com os outros, está fraco de doações, principalmente dos sangues negativos”, explica Francisca.

Como o número de doadores que possuem o sangue negativo é menor, é necessário haver um número considerável de doadores para que não falte.

Em caso de cirurgia cardíaca, por exemplo, são necessárias 20 bolsas de plaqueta do tipo sanguíneo do paciente.

No período das secas e do frio, a incidência de doenças, principalmente respiratórias, é maior, por esse motivo o número de doadores de sangue diminui aproximadamente 60%.

Outro fator que dificulta as doações é a vacina de febre amarela, gripe, hepatite dentre outras. As pessoas vacinadas podem doar sangue após 30 dias.

“O sangue ‘O’ negativo que é universal pode ser usado por uma pessoa com sangue positivo, até ser realizados os procedimentos, verificando-se o tipo sanguíneo da pessoa, principalmente em casos de pessoas baleadas e esfaqueadas, acidentes e hemorragias”, esclarece a responsável pelo setor.

O hemonúcleo necessita de todos os tipos de sangue, mas principalmente os negativos.

São Paulo registra queda de 30% nos estoques de sangue
Ontem a Secretaria de Estado da Saúde iniciou campanha para convocar pessoas a doar sangue em todo o Estado. Um levantamento realizado pela secretaria que coordena os bancos de sangue e hemocentros na Capital demonstrou ter havido queda de 30% nos estoques. A maior preocupação é o cancelamento de cirurgias que podem vir a ocorrer devido à falta de sangue. Para se ter uma idéia o maior hemocentro da América Latina, a Fundação Pró-Sangue, tem uma das piores situações do Estado com estoque para apenas dois dias. Normalmente, a fundação trabalha com estoque para uma semana.

As pessoas interessadas podem comparecer à Rua 13 de Maio, 974, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas e aos sábados das 7 às 12 horas. Maiores informações (17) 3522-7722.

Notícias relacionadas