sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Hemocentro registra queda de doadores

O volume de doações de sangue recebidas pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis teve diminuição de 78% entre 2004 e 2006, segundo dados do órgão. O agravamento do problema, confirmado…

O volume de doações de sangue recebidas pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis teve diminuição de 78% entre 2004 e 2006, segundo dados do órgão.

O agravamento do problema, confirmado na campanha de doação realizada na última semana de novembro, coloca o setor em estado de alerta.

Carmem Lúcia Rosa dos Santos, assistente social do Núcleo, diz que é preciso identificar as causas desta diminuição de doações, porque os estoques estão muito baixos.

Na campanha deste ano, 828 pessoas se apresentaram para doar. Cento e sessenta e oito foram consideradas inaptas por diversos problemas, desde a ocorrência de hipertensão até a detecção de doenças sexualmente transmissíveis.

Ao todo doaram sangue 660 pessoas – um número muito baixo em comparação a 2004, quando foram coletadas 1.180 bolsas de sangue em campanha semelhante.

Para a assistente social, a diminuição está relacionada apenas a um fator: o afastamento de pessoas que doavam sangue habitualmente.

Notícias relacionadas