O Hemocentro de Fernandópolis está em estado de alerta, em função do baixo número de bolsas de sangue disponível.
A quantidade de doadores tem sido pequena e o Centro necessita, com urgência, de todos os tipos sanguíneos.
Atualmente, o local recebe doações de no máximo 15 pessoas/dia, número considerado ainda insuficiente para suprir a necessidade dos bancos de sangue. Com medo da situação piorar, a unidade convoca a população para doar.
De acordo com a enfermeira responsável, Maristela Duran, um dos grandes receios é com o estoque baixo, tendo também o número de hemocomponentes com tendência a diminuir, pois as bolsas de sangue coletadas, por exemplo, têm validade de somente 35 dias.
“É notório que o movimento diminuiu e se não tiver aumento de doações o estoque pode ficar ainda mais prejudicado”.
Como uma forma de amenizar a situação, a unidade fernandopolense, que atende cerca de 40 cidades da região, telefona para a casa de doadores, empresas e entidades, convocando para a doação. Todos os tipos sanguíneos estão com o nível baixo.
Como tornar-se doador
A pessoa poderá doar sangue, tendo de 18 a 65 anos, homens pesar acima de 50 kg, mulheres acima de 52 kg e estiver gozando de boa saúde. Evitar alimentos gordurosos antes da doação, não sendo necessário estar em jejum. O doador deverá apresentar o documento de identidade.
Todas as vezes que uma pessoa doa, o sangue é avaliado para determinar se existe uma série de doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite, Sífilis, Chagas, além de outras). Se existe a suspeita da presença dessas doenças, o sangue não é utilizado e o doador é avisado. Por essa razão, a pessoa tem a vantagem de submeter-se a um “check-up” periodicamente, inteiramente gratuito.
A coleta de sangue é feita com material descartável, não dói e não há riscos de adquirir doenças. Após a doação, as atividades cotidianas podem voltar ao normal.
Horário
O horário de funcionamento do Hemocentro de Fernandópolis é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. Aos sábados das 8h às 12h. A unidade fica situada na rua Santista, n.º 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. O telefone para informações é o (17) 3442-5544.