Um helicóptero fez um pouso não autorizado na noite desta sexta-feira (dia 19) próximo aos condomínios Dahma, em Rio Preto. Segundo informações, a aeronave trazia uma noiva que participaria de um evento voltado a casamentos. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o piloto ao plantão policial para prestar esclarecimento.
De acordo com a PM, por volta das 22h, populares entraram em contato com o 190 informando sobre o pouso de um helicóptero na avenida Miguel Dahma. No local, policiais encontraram a aeronave modelo Robson R44, prefixo PR-GCO, no canteiro central da via, próximo a fios de alta tensão.
O piloto do helicóptero, que não teve o nome divulgado, relatou aos policiais que pretendiam decolar logo após o desembarque da noiva.
Militares entraram contato com o controle do aeroporto e foram informados que o helicóptero estava autorizado a fazer um voo panorâmico sobre a cidade, ou seja, tinham não permissão para fazer o pouso.
Diante da situação piloto e proprietário foram encaminhados a Central de Flagrantes e, após prestarem esclarecimentos, foi elaborado um termo circunstanciado onde os dois ocupantes responderão em liberdade por abuso na prática de aviação.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o destacamento de controle do espaço aéreo da Força Aérea Brasileira em Tanabi foram comunicado sobre o fato. A agência reguladora solicitou que um integrante do grupamento aéreo da Polícia Militar elabore um relatório sobre o ocorrido.
A aeronave, que está com toda documentação em dia, só poderá decolar na manhã deste sábado (20) quando estiver em condições visuais.
Gazeta de Rio Preto