Policiais militares do Helicóptero Águia de São José do Rio Preto (SP) realizaram na tarde da última terça-feira (24) um treinamento de resgate inédito na Represa Municipal. O trabalho foi feito com um cesto de salvamento utilizado no resgate de vítimas em locais de difícil acesso.
Segundo a PM, a última vez que o equipamento foi usado na cidade foi no ano de 2012, durante a construção de um shopping. Na ocasião, dois funcionários ficaram ilhados a 30 metros de altura.
O treinamento foi realizado ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou dois botes no lago 3 da Represa. Na ação, o cesto – que é feito de corda naval e suporta até 300 quilos -, ficou preso na aeronave. Ao todo, 20 pessoas entre homens e mulheres passarão pelo treinamento, que continua nesta quarta-feira (25).
A movimentação atraiu muitos curiosos que pararam para acompanhar o trabalho dos tripulantes do Águia.
No início deste ano, o apoio do helicóptero da PM foi fundamental no encontro do corpo de um homem em situação de rua, que se afogou e ficou desaparecido na Represa Municipal. As buscas foram feitas pelo Corpo de Bombeiros. A PM, com o helicóptero, sobrevoou a barragem e, com o vento provocado pelas hélices, espalhou a água e o corpo da vítima ficou visível, permitindo que os Bombeiros fizessem o resgate.