sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

HB utiliza oxigenação extracorpórea em paciente com Covid

O Complexo Funfarme iniciou o tratamento com terapia baseada na oxigenação por membrana extracorpórea, conhecida por Ecmo (na sigla em inglês), nos pacientes em tratamento de Covid-19. O paciente é…

O Complexo Funfarme iniciou o tratamento com terapia baseada na oxigenação por membrana extracorpórea, conhecida por Ecmo (na sigla em inglês), nos pacientes em tratamento de Covid-19. O paciente é um homem de 49 anos e está internado na UTI. Recentemente este procedimento tornou-se conhecido na sociedade e mídia por ter sido utilizado no suporte ao ator Paulo Gustavo em decorrência de complicações da Covid-19.

O aparelho possibilita uma forma de respiração extracorpórea (fora do corpo), utilizada como recurso final quando aparelhos de ventilação mecânica, que atuam como respiradores artificiais, já não surtem mais efeito. “É uma espécie de pulmão artificial, que drena o sangue para fora do paciente através de cateteres, faz sua oxigenação com auxílio de uma membrana polimérica e o devolve para o doente. É um tratamento invasivo de suporte à vida que pode ajudar a manter o paciente até que seu pulmão se recupere” explica o cirurgião torácico Henrique Nietmann.

O tratamento permite manter o paciente oxigenado nos casos em que o pulmão já não é capaz de realizar a tarefa de oxigenação de maneira adequada, mesmo com o paciente intubado e recebendo oxigênio a 100%.

“Nossa equipe multidisciplinar já estava apta e o programa elaborado. Porém, não são todos os pacientes graves que possuem indicação para a utilização desta terapia. É necessário avaliar uma série de aspectos clínicos do paciente, além de seu quadro de saúde. Nesta semana, um dos nossos pacientes se enquadrou neste perfil e iniciamos o tratamento máquina de respiração extracorpórea”, diz o médico.

Notícias relacionadas