O Hospital de Base de Rio Preto iniciou os testes para potencial vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen-Cilag, subsidiária da Johnson & Johnson, nesta quarta-feira (4). A informação foi apurada pela reportagem do DLNews junto à unidade.
Na semana passada, o HB abriu as inscrições para os voluntários interessados em participar do estudo realizado na cidade, que prevê a participação de 2 mil voluntários em Rio Preto e região. O estudo global prevê a inclusão de até 60 mil voluntários, sendo 7 mil no Brasil, distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte.
Os testes com os candidatos imunizantes estavam suspensos desde o dia 12 de outubro, depois que um participante dos Estados Unidos apresentou reações graves. Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a medida teve o objetivo de garantir a segurança dos voluntários brasileiros que se dispuseram a participar do evento.
“Após avaliar os dados do evento adverso e as informações do Comitê Independente de Segurança e dados da autoridade regulatória norte-americana (Food and Drugs Administration -FDA) a Anvisa concluiu que a relação benefício e risco se mantém favorável e que o estudo poderá ser retomado”, informou a Agência.
Cadastros
Os cadastros de voluntários para o teste no Hospital de Base ainda podem ser feitos. Podem se cadastrar “pessoas maiores de 18 anos, com ou sem doenças associadas, através do preenchimento de questionário”. Posteriormente, a equipe do Centro Integrado e Pesquisa Clínica (CIP) do Hospital de Base receberá o questionário preenchido e entrará em contato, por telefone, para agendamento de uma visita ao centro de estudos.
Neste primeiro momento de vacinação, de acordo com um comunicado do hospital, serão priorizados os agendamentos de profissionais que não sejam da área da saúde. As vacinações acontecerão no andar subsolo do Hospital de Base, na sala de vacinas do CIP. As consultas serão agendadas por telefone e e-mail.