Estudos clínicos de uma nova vacina contra a Covid-19 estão entre os novos desafios do Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base, em Rio Preto.
Antes, o CIP e a Famerp já atuaram no desenvolvimento da Coronavac e da fórmula desenvolvida pela Janssen contra o coronavírus, ambas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Agora, serão 500 pessoas, adultos com ou sem comorbidades, acompanhados um ano. Voluntários cadastrados em estudos de vacinas anteriores foram convocados a receberem a primeira dose nesta sexta-feira, dia 28. Na próxima semana serão abertas as inscrições para voluntários que tenham interesse em participar da pesquisa. Um formulário online estará disponível no site do Hospital de Base.
A Anvisa autorizou a realização do novo ensaio clínico da vacina no mês de abril. Para que o organismo desenvolva a resposta imune, serão necessárias duas doses, com intervalo de 21 dias entre cada uma.
O novo imunizante candidato a registro junto às agências de regulação internacionais se diferencia das demais vacinas disponíveis no mercado por utilizar plantas como principal matéria-prima.