Em um comunicado, publicado neste sábado (18), o Palácio de Buckingham informou que o duque e a duquesa de Sussex não irão mais representar formalmente a rainha Elizabeth Segunda.
Apensar de manter o compromisso de defender os valores da monarquia britânica, a partir de março, o príncipe Harry e a esposa Meghan Markle também deverão abandonar o título de “alteza real”.
O texto, que é assinado pela Rainha, ainda afirma que o casal deixará de receber dinheiro público e que o valor gasto na reforma da Frogmore Cottage, residência onde viviam em Windsor, terá que ser devolvido ao governo britânico. A obra custou um total de 2,4 milhões de libras aos cofres públicos, valor que equivale a cerca de 12,8 milhões de reais.
Em um trecho, a monarca afirma que Harry, Mechan e o filho deles, Archie, sempre serão muito amados e diz estar particularmente orgulhosa de como a duquesa se tornou tão rapidamente da família.
Há dez dias, o duque e a duquesa de Sussex anunciaram que deixariam as funções de “integrantes seniores” da Família Real britânica para ter mais privacidade e buscar a independência financeira. O casal planeja viver entre o Reino Unido e a América do Norte.