A Escola Municipal Juvenal Giraldelli realizou no dia 30 de setembro mais um Projeto Saúde na Escola (PSE), apresentado pelos fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF, Dieine Morise e Tiago Dan. O tema foi à hanseníase, discorrido em quatro encontros dinâmicos, interativos e educativos.
O objetivo do projeto foi oferecer esclarecimentos e orientações sobre a doença. Os alunos receberam um livro contendo informações e atividades práticas para auxiliar o entendimento e a compreensão do assunto.
Durante o processo, as crianças foram incentivadas a realizar pesquisas sobre “Qual a forma de transmissão da Hanseníase” e “Como prevenir a Hanseníase”, investigando o conhecimento de si mesmas, dos pais, irmãos, vizinhos e amigos sobre o assunto, de modo a transmitir para a comunidade tudo o que foi aprendido.
Além do livro, os fisioterapeutas também apresentaram um álbum seriado sobre hanseníase, músicas infantis relacionadas com o corpo humano e vídeos interativos. Os alunos participantes confeccionaram um painel ilustrativo para que o restante da escola seja informado sobre a doença.
Dieine destacou que “é muito importante educar nossos alunos abordando temas relacionados à saúde. É relevante que eles sejam bem informados, esclarecidos e preparados”.
Ao final, os alunos receberam certificados de participação e brindes oferecidos pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento/SAE-CTA, de Jales.