Absolutamente desacreditado como ministro da Fazenda, Fernando Haddad encaminhou, ontem, com o chapéu na mão, o projeto de reforma tributária ao Congresso. A fachada do pacote é a desoneração de 15 grupos de alimentos. Mas, por trás, embutido e bem armazenado, o pacote esconde a recriação de impostos, derruba desonerações para geração de empregos e, principalmente, tributa setores produtivos, bens duráveis e a renda. Uma armadilha, disseram deputados sobre a proposta de Haddad.
Fechando o cerco
O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Estados Unidos intimou a empresa dona do app Rumble – maior concorrente do YouTube – a entregar cópias de decisões do STF relacionadas ao funcionamento da rede social no Brasil, na sequência da investigação sobre ilegalidades e inconstitucionalidades da corte para bloqueio e eliminação de perfis de opositores de lula e da extrema-esquerda. O pedido é semelhante ao feito ao X-Twitter, na semana passada. Na fila ainda estão Facebook, Instagram, WhatsApp e o Youtube.
Moraes ambíguo
Aleixandre de Moraes, o primeiro-super-ministro do STF, arquivou investigação de que Jair Bolsonaro pretendia obter asilo diplomático da Hungria ao passar duas noites na embaixada do país, em Brasília (DF), em fevereiro deste ano. A narrativa caiu, mas sanções inexplicáveis, não. Moraes manteve a apreensão do passaporte do ex-presidente e, claro, a proibição dele sair do país.
Ahan…
Marina Helena, pré-candidata à Prefeitura de São Paulo (SP) pelo Novo, publicou uma foto em seu perfil no X-Twitter com uma camiseta pedindo “impeachment de Alexandre de Moraes já!”. Ok!
Bolsonaro pode ser preso
Além do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pode ser preso a qualquer momento. Veja aqui
Nikolas pistola
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) bateu forte em isentões, sem citar nomes, e no presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante discurso, ontem à tarde, na Câmara dos Deputados. Irritado com o cerceamento das liberdades e a inércia de Pacheco, a quem chamou indiretamente de frouxo e covarde, que adjetivos semelhantes. Veja abaixo.
Por que isso?
Porque cabe a Pacheco, hoje, pautar ao menos um pedido de impeachment do ministro Aleixandre de Moraes, do STF, acusado faz um tempão de muitas ilegalidades na corte e no TSE, onde ainda é presidente.
Bolão
Corre em Brasília um bolão multigênero. Quem cai primeiro: Moraes, Alexandre Padilha, Nísia Trindade ou lula?
Pressão total
O governo comunista não vê a hora de Padilha pedir pra sair. E agora com um pedido explícito à oposição para derrubar projeto de Rodrigo Pacheco que cria mais um benefício a juízes, promotores, procuradores, desembargadores e diversas outras categorias do poder judiciário, que vai custar R$ 5 bilhões a mais por ano, se for aprovado. Dois pontos: Pacheco afaga um setor onde está enrolado em processos próprios e de clientes de seu escritório de advocacia, e encurrala lula, forçando o presidente comunista a ceder mais emendas e cargos em ministérios, estatais e, quem sabe, numa possível vaga do STF.
O Antagonista já sabia
O site O Antagonista antecipou, terça-feira, o que o Brasil tomou conhecimento ontem, quarta: as agências Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a megalicitação de R$ 197 milhões para tentarem dar jeito na popularidade decadente de lula. O site publicou o resultado com 24 horas de antecedência à abertura da super licitação.
Como pode?
Pela lei, as licitações devem ser secretas. Mas, o site – opositor direto ao governo comunista – matou a charada: as agências “amigas” do governo e da extrema-esquerda seriam as vencedoras exatamente por serem “amigas”. Certo? Errado. A postagem cifrada de O Antagonista foi feita com base em informações de um especialista da área, Wilson Lima, assim: PP = AD + M + BRplus + US. São iniciais das agências vencedoras.
Explique:
O governo do Irã – dos amigos de lula – condenou à morte o rapper Toomaj Salehi, de 33 anos, porque ele cobrou esclarecimentos da morte de Mahsa Amini. Salehi fez citações ao caso em uma música. Nada mais, e estava preso desde outubro de 2022. Masha morreu numa prisão, após ser presa por se negar a usar o véu islâmico – traje obnrigatório a mulheres iranianas.
Passou!
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o andamento de um projeto de lei complementar que autoriza os estados e o Distrito Federal a legislarem sobre a posse e o porte de armas de fogo para defesa pessoal, práticas desportivas e de controle de espécies exóticas invasoras. Foi uma vitória da oposição, mas ainda precisa passar pelo plenário, com aprovação por maioria absoluta – o seja, 257 votos dos 513 deputados.
Mijando no poste
Um homem ainda não identificado, usando uma camiseta do grupo terrorista Hamas, distribuiu panfletos, ontem, durante reunião da Comissão de Legislação Participativa da
Câmara dos Deputados. O tema em debate era a crise humanitária causada pelo ataque do grupo a Israel, em outubro do ano passado. O presidente da comissão é Glauber Braga, do Psol de São Paulo. Está explicado? Veja o vídeo
FRASE
De Nikolas Ferreira, em cobrança direta ao conterrâneo Rodrigo Pacheco, em discurso sobre a parceria dele com o STF. Ontem, em Brasília.
“Nós estamos clamando para que, não somente as pessoas que já concordam conosco, mas para que os demais, presidente desta Casa, presidente Rodrigo Pacheco, e como mineiro aqui eu peço desculpas à omissão do presidente do Congresso, porque o que está acontecendo hoje é muito por conta da omissão, da frouxidão, da covardia de um homem chamado Rodrigo Pacheco. E eu tenho zero medo de dizer isso aqui. Afinal de contas, eu sei as consequências de ter homens fracos em locais de posições fortes.”