A prefeitura de Catanduva foi vítima de hackers nesta segunda-feira, 13. Durante o feriado do padroeiro da cidade, São Domingos, o criminoso conseguiu invadir a conta da administração na Caixa Econômica Federal e realizou três operações de retirada de altos valores. A quantia não foi revelada.
A prefeitura informou, por meio de assessoria, que a fraude foi constatada pela Secretaria de Finanças após uma prévia investigação da origem do equipamento que realizou as transações, o que comprovou que o (IP), número de identificação dos computadores na rede, não foi de nenhuma máquina da administração municipal.
O crime foi descoberto apenas nesta terça-feira, 14. O criminoso conseguiu violar o sistema das contas que exigem cadastro prévio dos credores, além do uso de senhas individuais para possibilitar a movimentação financeira. O feriado de São Domingos é comemorado no dia 8 de agosto, porém, neste ano foi adiado para o dia 13, o que, segundo a prefeitura, é fator que revela que a ação foi premeditada.
Um boletim de ocorrência foi registrado e a informação é que os valores não serão divulgados por questão de segurança.
No início da noite, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal enviou nota sobre o fato. Leia na íntegra:
“A Caixa Econômica Federal esclarece que informações sobre eventos criminosos são repassadas apenas às autoridades policiais. A CAIXA informa ainda que prestará todos os esclarecimentos necessários para contribuir com as investigações da Polícia”.