Um guarda civil municipal matou dois assaltantes, na madrugada desta segunda-feira (27), ao presenciar um roubo de celular em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Câmeras de segurança registraram a ação, ocorrida às 3h50.
Pelas imagens, é possível ver o homem que foi roubado em uma calçada, enquanto uma moto com duas pessoas passa. Em seguida, ele olha para trás, e a motocicleta retorna. Os assaltantes, então, abordam o homem para roubar o celular dele.
Depois de ter o celular roubado, o a vítima empurra os assaltantes, que caem. Neste momento surge outra moto com um guarda civil, que está com a arma em punho. Ele atira contra os suspeitos, que tentam fugir.
A dupla caiu metros depois. Ambos não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Alguns disparos foram feitos enquanto os dois assaltantes estavam de costas, tanto no chão quanto na tentativa de fuga.
Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes disse que intensificou as rondas da guarda pela região devido à recorrência de casos. “Esse é um local crítico, principalmente no período do início da manhã, quando as pessoas saem para trabalhar”, afirmou a gestão municipal.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, gerida por Guilherme Derrite, ao guarda deu voz de prisão para os assaltantes, que não obedeceram. “Um deles colocou a mão na cintura com menção de atirar no guarda, que interveio e efetuou os disparos contra a dupla”, afirma a secretaria.
A investigação ficará por conta da Delegacia de Embu das Artes, que já solicitou perícia no local. Em um primeiro momento, o caso foi registrado como roubo, legítima defesa e homicídio em decorrência de intervenção policial.
Nota da Prefeitura
“A Prefeitura de Embu das Artes tem ciência da ação ocorrida hoje na Estrada dos Moraes, no Jd. Dos Moraes, quando um Guarda Civil Municipal em uma moto agiu em defesa de um trabalhador que estava sendo assaltado.
Esse é um local crítico, principalmente no período do início da manhã, quando as pessoas saem para trabalhar. As rondas da Guarda Civil Municipal serão intensificadas nos principais pontos da cidade para coibir esse tipo de crime.”