sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Grupos de agroindústria têm palestras com representantes

Produtores e representantes de grupos da agricultura familiar da região noroeste paulista se reuniram na tarde de quarta-feira, dia 13, na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da região de…

Produtores e representantes de grupos da agricultura familiar da região noroeste paulista se reuniram na tarde de quarta-feira, dia 13, na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da região de Jales, para discutir técnicas de legislação e certificação de produtos produzidos na agricultura familiar.
Para proferir as palestras, estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como o fiscal federal Rubens Toshio Fukuda e do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, representado pela delegada Maria Judith Magalhães Gomes.
Durante o encontro, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nilton Marques, salientou que a proposta da reunião surgiu dos anseios dos produtores, devido às discussões de projetos do desenvolvimento agrário, pois em oito de novembro, emissários do MDA falaram sobre programas voltados para a agricultura familiar.
O fiscal Rubens Toshio falou das doenças transmitidas pelos alimentos e de intoxicação alimentar. Toshio ainda deu dicas para a conservação de alimentos, uma vez que a maioria dos grupos de agroindústria trabalha com matéria-prima própria, responsabilizando-se pela própria inspeção.
A delegada Maria Judith destacou os programas de financiamentos do ministério para a agricultura familiar e respondeu às perguntas dos presentes sobre legalização e certificação dos produtos comercializados. Judith falou que reuniões como essas são importantes para o fortalecimento dos grupos e para criar diretrizes que formalizem o trabalho.
Também participaram grupos de Aspásia, General Salgado, Nova Luzitânia, São Francisco, Jales, Urânia, Santa Albertina, Marinópolis e Mesópolis, cada qual trabalhando com produtos como derivados do caju, lingüiças, doces de leite, mandioca, geléia, licor, uva, pimenta e salgados.
O encontro foi realizado através de parcerias com o MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da CATI – Regional de Jales, do SAI/SEBRAE/Incubadora de Votuporanga e Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal de Jales.

Notícias relacionadas