sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Grupo tucano apóia candidato alternativo à Presidência da Câmara

A polêmica deve aumentar. Insatisfeitos com o apoio tucano ao candidato petista à Presidência da Câmara, pelo menos 20 deputados do PSDB devem fortalecer a candidatura alternativa. Nesta terça-feira, a…

A polêmica deve aumentar. Insatisfeitos com o apoio tucano ao candidato petista à Presidência da Câmara, pelo menos 20 deputados do PSDB devem fortalecer a candidatura alternativa. Nesta terça-feira, a terceira via, grupo suprapartidário, vai divulgar o candidato que disputará o comando da Casa com Arlindo Chinaglia, do PT, e Aldo Rebelo, do PC do B. Na semana passada, seguindo o exemplo do PMDB, o líder tucano na Câmara, Jutahy Magalhães, declarou apoio ao candidato petista. A afirmação despertou crítica de caciques do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os tucanos participarão da reunião em que a terceira via definirá seu candidato. Além de nomes como Luiza Erundina, do PSB e Raul Jungman, do PPS, dois parlamentares do PSDB são cotados para a disputa. São eles Gustavo Fruet, do Paraná, e Paulo Renato, de São Paulo. De acordo com o deputado Sílvio Torres, do PSDB paulista, a bancada não foi consultada sobre o apoio divulgado pelo líder.

Eu acho que foi uma decisão precipitada que além de não refletir a posição da bancada, ela também deixou de ouvir a bancada como um todo e por isso é que nós estamos contestando e pedindo uma nova reunião. Eu particularmente acredito que ao se buscar uma alternativa às duas candidaturas, eu acho que está se abrindo um leque de uma discussão mais ampla sobre o que o Legislativo tem a oferecer à sociedade brasileira.

Sílvio Torres defendeu também que o partido apóie um candidato que assuma o compromisso de resgatar a credibilidade da Câmara com um programa que contemple a transparência e a autonomia em relação ao Executivo. A bancada do PSDB terá 65 deputados na próxima legislatura. A eleição para a Presidência da Câmara será no dia primeiro de fevereiro.

Notícias relacionadas