sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Grupo reúne comerciantes para discutir vagas privativas de estacionamento

Com o objetivo de regularizar o estacionamento privativo na área central do município, a prefeitura de Jales em parceria com as polícias Civil e Militar está cumprindo a Resolução 302,…

Com o objetivo de regularizar o estacionamento privativo na área central do município, a prefeitura de Jales em parceria com as polícias Civil e Militar está cumprindo a Resolução 302, de 18 de dezembro de 2008, do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece regras para as áreas destinadas a estacionamentos específicos.

Para discutir o assunto, a secretaria municipal de Planejamento e Trânsito reuniu na última sexta-feira, 08, na Casa do Poeta e Escritor de Jales, proprietários de farmácias e hotéis para discutir o assunto junto aos representantes das polícias Civil e Militar. O bate-papo com os empresários contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Trânsito, Aldo José Nunes de Sá, do delegado de Polícia Civil, José Frutuoso Freitas e do capitão da Polícia Militar, Luis Carlos Cobacho Pressuto.

Desde o começo do mês, a prefeitura atendendo recomendação das polícias e CONTRAN começou a regularizar a situação retirando as placas em frente a farmácias, clínicas, hotéis e outros estabelecimentos que possuíam vagas privativas. “O que queremos deixar bem claro é que não vamos retirar a vaga e sim regulamentar e fazer a demarcação do solo corretamente. Sabemos que a destinação de vagas exclusivas só refere a serviços de urgência e emergência, o que não é o caso desses comércios. Hoje nossa cidade tem mais de 50 vagas em situação irregular e atendendo aos pedidos das polícias civil e militar vamos mudar essa realidade”, afirmou o secretário municipal de Planejamento e Trânsito, Aldo José Nunes.

Pressuto informou aos presentes que as vagas atuais não permitem que os motoristas que estacionam irregularmente sejam autuados. “Sugerimos para a prefeitura que a partir de agora cada quarteirão tenha, no mínimo, um estacionamento de curta duração e que os agentes de trânsito fiscalizem o uso abusivo da vaga e nos comuniquem”, afirmou.

No fim da reunião, os comerciantes agradeceram a iniciativa da prefeitura em convocá-los para discutir o assunto e afirmaram que vão contribuir para que a mudança ocorra na mais perfeita ordem.

RESOLUÇÃO 302

A resolução extingue as vagas exclusivas e define e regulamenta os diversos tipos de áreas de estacionamento específicos de veículos e áreas de segurança de edificação pública. Pelas novas normas, somente ficam permitidas a reserva de vagas para portadores de deficiência, idosos, operação de carga e descarga, ambulâncias, estacionamento rotativo, viaturas policiais e área de estacionamento de curta duração.

Notícias relacionadas