terça, 26 de maio de 2026

Grupo de monges é detido com carga recorde de maconha em aeroporto

Vinte e dois monges budistas foram presos no último domingo (26) ao desembarcarem no principal aeroporto internacional do Sri Lanka com uma quantidade histórica de drogas. Durante a fiscalização alfandegária, as autoridades encontraram 110 quilos de uma variante de maconha de alta potência, conhecida como Kush, escondidos na bagagem dos religiosos. O grupo retornava de uma breve viagem de quatro dias a Bangkok, na Tailândia.

De acordo com informações da alfândega local, o esquema era organizado de forma individual: cada um dos monges transportava aproximadamente cinco quilos do entorpecente em fundos falsos de suas malas. A apreensão é considerada a maior desse tipo de substância já realizada de uma só vez no terminal aeroportuário. O porta-voz do órgão destacou a sofisticação do método utilizado para tentar burlar a segurança durante o desembarque.

Os detidos são, em grande parte, jovens estudantes vinculados a diferentes templos espalhados pelo país. As investigações iniciais apontam que a viagem internacional teria sido financiada por um empresário, cujo nome ainda está sob sigilo. Agora, as autoridades trabalham para entender o papel de cada envolvido e identificar possíveis conexões com redes de tráfico de drogas, enquanto o grupo permanece à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos.

Notícias relacionadas