Um grupo formado por pelo menos quatro brasileiros gravou um vídeo em que incentivam uma russa, que não entende português, a gritar frases sobre o órgão sexual dela. Os homens foram acusados de machismo e assédio.
Visivelmente desconfortável no início, a mulher acaba se empolgando e enganada pelo falso clima de descontração, “entra na brincadeira” ao achar que cantava gritos da torcida brasileira.
O vídeo começou a ganhar as redes sociais no sábado, mas nessa segunda-feira, teve maior destaque e enfrentou fortes críticas na internet.
Um dos assediadores foi identificado como Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo de Ipojuca, no Pernambuco. Ele foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ilegalidades durante o exercício do mandato. Criticado em seu perfil no Instagram, ele tornou a conta privada.
Com a grande repercussão, muitas famosas se posicionaram em repúdio à situação e fizeram discursos contra o machismo. “Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha, muita vergonha”, escreveu a atriz Bruna Linzmeyer.