O grupo de Apoio Psicológico a Pessoas em Tratamento do Câncer (APPTC), desenvolvido por estudantes do curso de Psicologia da UNIFEV, retornou às atividades nesta semana.
Há um ano, os encontros são realizados todas as terças-feiras, às 19h45. Segundo as alunas, o projeto surgiu por meio da disciplina de Psicologia Comunitária, ministrado pela Profa. Ma. Maria Celina Trevisan Costa, com o objetivo de atender mulheres que passam pelo tratamento do câncer.
Atualmente, cerca de 15 pessoas fazem parte dos encontros. Maria Norma, de 60 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em dezembro de 2014. Ela contou que, assim que soube do grupo, começou a frequentá-lo.
“O projeto foi o meu porto-seguro. Com essas alunas, aprendi a caminhar, levantar a cabeça e acreditar que teria cura. Hoje estou ótima, ainda faltam algumas sessões de radioterapia, mas me sinto muito bem. O apoio que encontrei no grupo foi essencial para o meu tratamento. Espero me curar e continuar a frequentar as reuniões”, disse.
As atividades desenvolvidas nos encontros são de acordo com a necessidade dos atendidos. “Nós conversamos com elas e vemos suas prioridades. Mas, sempre realizamos dinâmicas e rodas de conversa, para trabalhar com a autoestima, o empoderamento e a autoimagem, com o intuito de fortalecê-las ainda mais neste momento”, explicaram as universitárias.
Interessados em fazer parte do grupo, devem entrar em contato com a Clínica de Psicologia da UNIFEV, no telefone (17) 99709-4235.