Um grupo com cerca de 15 pessoas, entre docentes e estudantes da UNIFEV, se reúne, semanalmente, para discutir temas relacionados à área de Direitos Humanos. Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 8h30, no Bloco 1 – Sala 6 da Cidade Universitária.
A iniciativa é do Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp. De acordo com o docente, a principal característica das reuniões é o seu caráter multidisciplinar. “O projeto não é direcionado para apenas um curso. Estudantes de diferentes graduações da Instituição, como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia e Serviço Social, participam dos encontros, além de ex-alunos da UNIFEV e pessoas da comunidade externa”, explicou.
O grupo, que iniciou as suas atividades há 10 meses, tem crescido a cada dia. Segundo Stipp, o primeiro encontro aconteceu de forma muito espontânea. “Por meio da minha iniciativa de leitura extra em sala de aula, que consiste em dicas de livros para os universitários, um aluno me abordou para discutir sobre uma obra recomendada em classe. Percebemos, a partir desse momento, que seria importante debater sobre temas diversos, como o movimento LGBT, questões étnico-raciais e a violência contra a mulher, entre outros”.
O professor ainda contou que, durante as reuniões, surgiram dois projetos de Iniciação Científica. “Está sendo uma experiência única participar dessas discussões, pois são muito verdadeiras. Os assuntos são livres e, a cada sábado, um participante traz um tema para ser debatido. Dessas ideias sempre nascem pesquisas interessantes para serem inscritas em Projetos de Iniciação Científica”, finalizou.