sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Greve: Funcionários da Sabesp cruzam os braços

Funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de várias cidades do estado estão em greve desde a meia noite da última segunda-feira. Em Fernandópolis, equipes…

Funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de várias cidades do estado estão em greve desde a meia noite da última segunda-feira.

Em Fernandópolis, equipes de trabalho compostas por 17 funcionários foram formadas para atender emergências e garantir a prestação dos serviços básicos à população. Romeu Ferreira da Silva Júnior, diretor regional do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do estado de São Paulo) e que representa a categoria em Fernandópolis, garantiu que na cidade cerca de 60 servidores da empresa aderiram ao movimento. A principal reivindicação é o aumento salarial de 5,17%, de acordo com índices do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além da manutenção do emprego de 100% dos funcionários no quadro atual de servidores da Sabesp.

“A contra-proposta da empresa é de um reajuste de 4,51%, com referências da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e essa negociação não tem avançado. Outro ponto que não abrimos mão está relacionada a um aumento real no salário, que hoje tem de ser de 15%, sem a velha proposta de abono ou P.L.R. (Participação no Lucro ou Resultado), pois esses “agrados” não são incorporados nos direitos trabalhistas dos funcionários, como férias, 13.º salário, entre outros e até mesmo no FGTS”, disse Romeu. (João Leonel)

Notícias relacionadas