sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Greve dos bancos pode atingir a região gradativamente

Os bancários de Rio Preto prometem fechar hoje as agências na cidade em adesão ao movimento nacional da categoria devido à campanha salarial. A paralisação foi ratificada ontem à noite,…

Os bancários de Rio Preto prometem fechar hoje as agências na cidade em adesão ao movimento nacional da categoria devido à campanha salarial.

A paralisação foi ratificada ontem à noite, durante assembléia da categoria, e é por tempo indeterminado.

A paralisação atingirá todos os bancos, tanto os estatais quanto os privados, mas deve ser gradual. Inicialmente, não deve atingir todas as agências da cidade nem da região.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) e coordenador do Comando Nacional de Greve, Carlos Cordeiro, as agências ficarão fechadas a partir de hoje, mas o atendimento por meio de caixas eletrônicos continuará a funcionar normalmente.

A greve nacional foi aprovada na última quarta-feira, após a categoria rejeitar a oferta de 6% (0,58% de aumento real) de reajuste salarial oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no final de agosto.

A proposta patronal passa longe da reivindicação dos trabalhadores que pedem 10,25%, sendo 5% de aumento real.

“As expectativas que eles (bancários) demonstram estão fora da realidade que a economia está vivendo. Este ano a economia está muito indefinida. Precisamos de certa cautela para fazer acordos”, justificou o diretor de Relações de Trabalho da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico.

Cordeiro disse que a expectativa é que a paralisação dos bancários que se inicia hoje seja longa. Em Rio Preto, em 2011, a greve durou 18 dias, em 2010, 21 dias. Segundo ele, até o momento, a Fenaban ainda não apresentou uma contraproposta que atenda as reivindicações dos bancários.

Outras cidades da região como Fernandópolis e Votuporanga ainda não aderiram a greve, porém funcionários garantem que a paralisação é gradativa podendo atingir todas as cidades no eixo até Santa Fé do Sul conforme o passar da semana.

Notícias relacionadas