terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Greening contamina pomares de laranja na região de Catanduva

Pomares de laranja de seis municípios pertencentes ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva registraram a incidência da doença greening, considerada uma das doenças que mais afetam os laranjais…

Pomares de laranja de seis municípios pertencentes ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva registraram a incidência da doença greening, considerada uma das doenças que mais afetam os laranjais do Estado. A informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa de São Paulo.

No EDA de Catanduva foram afetados os municípios de Elisiário, Ibirá, Itajobi, Marapoama, Novo Horizonte e Paraíso. Com isso, os proprietários terão até a próxima terça-feira (15 de janeiro) para entregar um relatório semestral de vistoria de plantas cítricas para a doença do huanglongbing (HLB), popularmente conhecida como greening.

Os sitiantes das devem apontar, no documento, o número de plantas inspecionadas e de árvores erradicadas. A entrega deve ser feita no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) mais próximo da propriedade.

Quem não estiver em dia com os relatórios e a erradicação das plantas está sujeito às autuações, conforme prevê a Instrução Normativa 32 do Ministério da Agricultura. As multas variam de R$ 1.500 a R$ 5.000. “Não há outro meio de controlar o greening senão com a atenção do citricultor à sua propriedade e o atendimento à legislação que rege o assunto”, afirma o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (CDA), Mário Tomazela.

A apresentação do relatório faz parte das ações de controle da doença, que surgiu em São Paulo em 2004 e hoje afeta plantações em 153 municípios de 24 EDAs. Desde o surgimento, mais de 2 milhões de árvores foram erradicadas.

O greening atinge todas as variedades e é considerada a pior doença de citros no mundo, transmitida por um inseto (o psilídeo Diaphorina Citri). Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca. (Enio Franco)

Notícias relacionadas