Pomares de laranja de seis municípios pertencentes ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva registraram a incidência da doença greening, considerada uma das doenças que mais afetam os laranjais do Estado. A informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa de São Paulo.
No EDA de Catanduva foram afetados os municípios de Elisiário, Ibirá, Itajobi, Marapoama, Novo Horizonte e Paraíso. Com isso, os proprietários terão até a próxima terça-feira (15 de janeiro) para entregar um relatório semestral de vistoria de plantas cítricas para a doença do huanglongbing (HLB), popularmente conhecida como greening.
Os sitiantes das devem apontar, no documento, o número de plantas inspecionadas e de árvores erradicadas. A entrega deve ser feita no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) mais próximo da propriedade.
Quem não estiver em dia com os relatórios e a erradicação das plantas está sujeito às autuações, conforme prevê a Instrução Normativa 32 do Ministério da Agricultura. As multas variam de R$ 1.500 a R$ 5.000. “Não há outro meio de controlar o greening senão com a atenção do citricultor à sua propriedade e o atendimento à legislação que rege o assunto”, afirma o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (CDA), Mário Tomazela.
A apresentação do relatório faz parte das ações de controle da doença, que surgiu em São Paulo em 2004 e hoje afeta plantações em 153 municípios de 24 EDAs. Desde o surgimento, mais de 2 milhões de árvores foram erradicadas.
O greening atinge todas as variedades e é considerada a pior doença de citros no mundo, transmitida por um inseto (o psilídeo Diaphorina Citri). Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca. (Enio Franco)