O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para várias regiões do Brasil devido à onda de calor e à baixa umidade do ar. Segundo o Inmet, o alerta de “grande perigo” afeta estados como São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso, Rondônia e sul do Amazonas podem ter temperaturas até 5ºC acima da média histórica por mais de cinco dias. As capitais mais afetadas incluem Cuiabá, Campo Grande e Manaus, com máximas de até 41°C.
Com a onda de calor, o ar seco também se intensifica, trazendo riscos à saúde. A umidade relativa do ar pode cair para níveis críticos em quase todos os estados, exceto Sergipe, Alagoas, Amapá e Roraima. “O tempo extremamente seco combinado ao acúmulo de poluição e fumaça vinda das queimadas pode causar diversos problemas de saúde”, alerta o Inmet. O Ministério da Saúde recomenda aumentar a ingestão de água, evitar atividades físicas em horários de poluição elevada, e manter janelas fechadas para reduzir a entrada de poluentes.
Apesar disso, a Climatempo prevê uma nova frente fria que trará algum alívio para áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias, mas não será suficiente para romper o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor. “Essa frente fria não chega a romper o bloqueio por completo, mas acaba com a onda de calor no Sul, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e também sul do Mato Grosso do Sul”, comenta o meteorologista Fábio Luengo. No entanto, o alívio deve ser temporário, e o calor pode retornar em breve.