O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” devido à onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil. Estados como Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas estão enfrentando temperaturas até 5ºC acima da média histórica. As máximas podem ultrapassar os 40°C, agravadas pela baixa umidade relativa do ar, que deve permanecer entre 20% e 30% ao longo dos próximos dias.
Enquanto o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte sofrem com o calor extremo e a umidade baixa, o Sul do país enfrenta um cenário de tempestades. O Inmet também emitiu um alerta de “perigo” para Santa Catarina e Paraná, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo nesta sexta-feira (13). No Rio Grande do Sul, a previsão de tempestades se estende até a tarde, trazendo acumulados de chuva entre 20 e 50 mm por dia.
Além disso, a qualidade do ar em várias regiões segue se deteriorando, afetada pelo tempo seco e focos de queimadas. As condições são críticas em cidades como Porto Velho, Rio Branco e São Paulo, que registraram níveis de poluentes muito acima dos limites seguros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).