sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Governo segura inflação para economizar 0,5% do PIB

Para segurar a alta da inflação, o governo decidiu gastar menos. Nesta sexta-feira, 30, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo fará uma poupança fiscal extra de…

Para segurar a alta da inflação, o governo decidiu gastar menos. Nesta sexta-feira, 30, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo fará uma poupança fiscal extra de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 13 bilhões. Reduzindo seu consumo, o governo pretende trocar demanda por poupança e, com isso, contribuir para a queda dos preços.

De acordo com Mantega, a poupança, que será criada em função da disponibilidade de recursos provenientes da arrecadação, será utilizada na formação do fundo soberano. Segundo ele, o fundo ainda não está criado e um projeto de lei será enviado ao Congresso no início da semana que vem para a formatação deste fundo.

De acordo com o ministro da Fazenda, a idéia é fazer uma “poupança anticíclica”. Isso significa que, em tempos de aceleração da economia, o governo vai guardar dinheiro e, caso a economia desacelere em algum momento, o País terá recursos para evitar uma retração acentuada da economia.

Na avaliação do ministro, se o crescimento econômico desacelerar “será mais difícil fazer o primário” e o governo seria forçado reduzir os gastos. “Aí é que entra a poupança”, afirmou, acrescentando que esse é o momento de aumentar a disciplina fiscal. “No momento das vacas gordas, vamos guardar poupança que será usada nos momentos de vacas magras”, comparou.

Notícias relacionadas