A Polícia Militar de Catanduva e Novo Horizonte receberão, até o final do ano, novas viaturas do Governo do Estado de São Paulo.
A informação partiu do 30º Batalhão da Polícia Militar de Catanduva que afirmou que seis viaturas serão repassadas para o município e outras duas para Novo Horizonte.
Segundo o comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar de Catanduva, tenente-coronel Gilmar Torres Peres, dos seis veículos que serão entregues em Catanduva, três são motocicletas, dois modelos sedans e uma blazer. Em Novo Horizonte serão entregues dois modelos Sedan.
Com a chegada das motocicletas, a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) voltará a funcionar no Município.
Os veículos Sedan serão destinados às patrulhas e a blazer ficará à disposição da equipe da Força Tática.
“A Rocam é um programa de policiamento que faz muita falta na cidade, além de ser eficiente e totalmente ágil e rápido, traz bons resultados para a comunidade”, disse Peres.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo controla com rigor todos os municípios que periodicamente necessitam de novas viaturas, devido ao desgaste natural do veículo.
Tecnicamente as estatísticas também são fatores fundamentais para o repasse das viaturas. “É um período oportuno para receber as viaturas. Sem dúvida, é um benefício para a polícia e muito mais para a população”, afirmou o coronel.
Rocam
Conforme dispõe a Apostila de Policiamento Tático com Motocicletas do 2º Batalhão de Polícia de Choque, as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foram criadas no dia cinco de novembro de 1982 no 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a finalidade de atuar nos centros comerciais e bancários para apoiar as demais viaturas de área, porém suas operações iniciaram-se em 12 de novembro de 1982 e foram vistas rapidamente como modalidade de policiamento dinâmico e de grande eficácia. Seu efetivo inicial era de trinta e quatro policiais militares e possuía doze viaturas tipo Gol e cem motocicletas Yamaha RX 180.
Em 7 de abril de 1986 a ROCAM foi transferida para o 2º Batalhão de Polícia de Choque, passou a executar, além das atividades próprias de policiamento ostensivo, o controle de distúrbios civis e o policiamento externo de eventos artísticos, desportivos e culturais. Desde sua criação utilizou motocicletas Yamaha-RX 180, Honda-XL 125 Duty, Agrale-Elefante, Honda-NX-350-Sahara, Honda-NX4 Falcon e atualmente conta com motos Yamaha-XT 600, além de viaturas Blazer.
Programa
Criado em abril de 2005 pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, a proposta do “programa” é oferecer maior sensação de segurança à comunidade, a reforçar o policiamento e tentar diminuir ocorrências como furtos e roubos. (Marcelo Ono)