O Governo do Estado quer a participação da população de São Paulo nas escolas. Para isso, lançou nesta quarta-feira, 16, o projeto Trato na Escola. O pontapé inicial foi dado na escola Rui Bloem, na capital, com a presença do governador José Serra. Até o início do ano letivo, em 18 de fevereiro, o Estado quer fazer um trato entre comunidades e escolas, para que todas as 5.300 unidades estaduais estejam organizadas, limpas e recuperadas na volta às aulas.
“Esta é uma iniciativa muito positiva. Ela vem se somar ao conjunto de ações que a Secretaria da Educação tem desenvolvido no Estado, algo que vai levar, sem a menor dúvida, a uma grande melhora da qualidade do ensino de São Paulo”, disse o governador José Serra, momentos antes de pintar parte do muro da quadra poliesportiva da escola Rui Bloem.
O Trato na Escola prevê uma série de ações de revitalização – como pintura, limpeza, jardinagem, pequenos reparos e higienização – nas escolas da rede estadual. A Secretaria da Educação repassará cerca de R$ 37 milhões – R$ 7 mil por escola – para a contratação dos serviços necessários. Empresas, ONGs e conselhos comunitários poderão ajudar com voluntários. O principal objetivo do projeto é mobilizar a população, que deverá procurar diretamente uma escola para ajudar.