Nesta segunda-feira (29/03), em evento no Palácio dos Bandeirantes, o governador José Serra e o secretário da Educação Paulo Renato Souza formalizaram o lançamento da Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente), desenvolvida em parceria com as universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp. Participaram da cerimônia os reitores das três instituições _João Grandino Rodas (USP), Fernando Costa (Unicamp) e Herman Voorwald (Unesp)_ e o secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt.
O programa, executado por meio da Escola Paulista de Formação Docente, oferecerá cursos de especialização a distância para 30.000 profissionais da rede pública do Estado ao longo de 2010, 2011 e 2012. A iniciativa tem como objetivo melhorar a capacitação de professores, diretores e supervisores do Ensino Fundamental ciclo 2 (de 5ª à 8ª série) e do Ensino Médio.
Por meio do programa serão ofertados 16 cursos, com duração de 360 horas (entre 12 e 14 meses). Serão cursos de especialização em docência para professores das 13 disciplinas do currículo e de Especialização em Gestão da Escola, para diretores; em Gestão do Currículo, para professores-coordenadores; e de Gestão da Rede Pública, para supervisores de ensino. Os cursos terão como referência o currículo e os materiais de apoio à sua implantação, definidos pela Secretaria da Educação.
Os cursos serão oferecidos em duas etapas. A primeira (2010-2011) terá início no segundo semestre deste ano e capacitará 10.000 educadores. Na segunda etapa (2011-2012), 20.000 profissionais serão contemplados. Os convênios terão vigência até 31 de dezembro de 2012. Em três anos, o programa terá um investimento total de R$ 109 milhões, sendo R$ 32 milhões previstos somente para este ano.
O programa Redefor representa uma parceria inédita entre a Secretaria e as três universidades estaduais paulistas em prol da melhoria da qualidade do ensino básico público no Estado.
E para outras informaçãos clique no link http://www.educacao.sp.gov.br/