O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou hoje que pretende lançar na próxima semana medidas de prevenção à dengue, integrando ações na área de saúde e segurança com apoio do governo federal.
“Estamos aí com uma perspectiva para a próxima semana, não posso falar em primeira mão agora”, disse o governador. Sem antecipar nenhuma novidade, Cabral citou medida anunciada pela Secretaria de Segurança, que vai preparar os cerca de 4,2 mil guias cívicos que trabalharam durante os Jogos Pan-Americanos, no ano passado, para ajudar no combate à doença.
“São meninos preparados para atividade cidadã que receberão um treinamento para ir às ruas com apoio do governo do estado e do governo federal”, disse Cabral.
Durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, o governador também voltou a criticar a prefeitura da capital, que segundo ele, não promove ações de combate a dengue há mais de dez anos.
“Há anos a população sofre em menor ou em maior intensidade com esse problema da dengue. Infelizmente, não há trabalho preventivo, racional, permanente.”
O governador reafirmou ainda que o Programa Saúde da Família – que oferece médicos, enfermeiros e assistentes sociais – alcança menos de 5% da população carioca, sendo a menor cobertura entre as capitais do país.