O governo do Estado de São Paulo quer zerar o déficit de cobertura digital em áreas rurais até 2026. De acordo com a Secretaria de Agricultura paulista, apenas 50% de todo o território estadual tem o sinal que permite o acesso à internet.
“Milhares de produtores estão no breu, precisamos mudar isso”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, sobre o déficit de cobertura digital em áreas rurais. “A conectividade no campo pode elevar os índices de produtividade entre 15% e 25%. O tempo gasto em deslocamento e a falta de informações prejudica a atividade.”
Na mira estão agricultores e pecuaristas de todos os tamanhos. Para os pequenos produtores, por exemplo, a secretaria pretende aplicar recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista para promover o acesso aos equipamentos que conectam a propriedade à internet.
“A ideia é ter uma linha entre R$ 8 mil e R$ 10 mil para financiar a compra de kits de internet a serem instalados nas propriedades”, disse Junqueira. Segundo a secretaria, a maior parte dos produtores rurais do Estado é de pequeno e médio porte.
Impacto da cobertura digital em áreas rurais
Alberto Amorim, coordenador de assessoria técnica da pasta, comentou que a falta de internet atrapalha atividades corriqueiras. “Para fazer qualquer operação, o agricultor familiar precisa pegar seu carro ou caminhonete, seguir, muitas vezes, por estradas de terra, para ir até a cidade para pagar uma conta no banco”, disse. “Ele poderia resolver isso pelo celular, se tivesse internet.”
O deslocamento aumenta os custos. “O pequeno produtor perde tempo e dinheiro quando se ausenta da propriedade, tudo isso pela falta de conectividade”, Amorim.
Além disso, com a expansão da cobertura digital em áreas rurais, o governo pretende aumentar o acesso à educação e informação. Desse modo, o agricultor pode tomar decisões de forma mais precisa.