sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Governo de SP lança documentário sobre atuação do Estado na pandemia

Um evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quinta-feira, 15, foi para o lançamento do documentário “Nós Contra o Vírus“, elaborado par amostrar como o Estado enfrentou…

Um evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quinta-feira, 15, foi para o lançamento do documentário “Nós Contra o Vírus“, elaborado par amostrar como o Estado enfrentou a pandemia da Covid-19.

No vídeo, foram destacados diversos pontos em relação a como o governo do Estado atuou desde que começaram a surgir os primeiros casos no Brasil à elaboração da vacina do Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa, além da criação do Plano SP para restringir ou liberar medidas de flexibilização do comércio. As flexibilizações eram feitas de acordo com a quantidade de leitos disponíveis e tiveram regiões que sofreram bastante, com o fechamento do comércio por um longo período, muitas vezes por falta de investimentos do governo estadual, mas isso não foi citado no documentário.

Ao ser questionado, o governador Rodrigo Garcia, que na época era vice de João Doria, rebateu o questionamento. “O importante é a gente observar que São Paulo não sucumbiu à pandemia. É um Estado de 46 milhões de habitantes que conseguiu sair de 3,5 mil para 14 mil leitos e UTI, fazendo com que tivéssemos um sistema robusto para apoiar quem precisava”, disse Garcia. Um dos erros reconhecidos pelo governo foi a instrução tardia para promover o uso de máscaras.

“Nós não tínhamos o uso de máscara e, era tão óbvio olhando para trás, que um vírus gripal exigiria o uso de máscara. Demorou para o mundo entender e para o Brasil entender”, continuou. O documentário fez duras críticas sobre a forma como o governo federal conduziu a crise.

Notícias relacionadas