sábado, 22 de março de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Governo de SP entrega nova unidade de Casas Terapêuticas na Lapa, capital

Governo de SP entrega nova unidade de Casas Terapêuticas na Lapa, capital O Governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (20), uma nova unidade do serviço de acolhimento terapêutico na…

Governo de SP entrega nova unidade de Casas Terapêuticas na Lapa, capital

O Governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (20), uma nova unidade do serviço de acolhimento terapêutico na modalidade Casas Terapêuticas, no distrito da Lapa, zona oeste da capital paulista. O evento contou com a participação do vice-governador, Felício Ramuth.

O serviço, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), é voltado para pessoas com transtornos pelo uso de substâncias (TUS) agravados pela vivência prolongada em situação de rua. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida, com moradia e desenvolvimento da capacidade de autossustento. No caso da recém-inaugurada unidade Lapa, o atendimento será exclusivo para mulheres e para o público LGBTQIA+.

LEIA TAMBÉM: SP aumenta em mais de 70% unidades de acolhimento para recém-saídos de abrigos

O vice-governador, Felício Ramuth, elogiou o trabalho realizado pela SEDS por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (COED). “É um trabalho multidisciplinar, que envolve outras secretarias e, no caso específico do serviço entregue hoje, a Prefeitura de São Paulo. Então, quero agradecer pela parceria”, afirmou.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, destacou a importância do serviço, que traz uma abordagem humanizada e individualizada. “Esta inauguração é mais um passo importante para garantir a inclusão e a reintegração dessas pessoas na sociedade. Até o final do mês de março, vamos entregar mais três unidades deste serviço de Casas Terapêuticas. O compromisso da SEDS é com o cuidado, a proteção, a inclusão, o acolhimento dessa população vulnerável. Precisamos dar a essas pessoas condições para a retomada de sua autonomia.”

Com metodologia inovadora, as Casas Terapêuticas foram criadas para romper com quaisquer aspectos de institucionalização e garantir um processo de intervenção baseado em evidências científicas associada ao acolhimento em modelo residencial. Desde o início de 2023, a SEDS já entregou unidades em Santana, Vila Mariana, Santo Amaro e Cursino, na capital paulista, além dos municípios de Osasco e Guarulhos. A Casa Terapêutica do distrito Lapa terá custo anual de funcionamento em torno de R$ 2 milhões e capacidade de até 45 vagas.

LEIA TAMBÉM: Quase 400 pessoas das cenas abertas de uso voltaram à autonomia após entrada pelo Hub de Cuidados

Sobre o serviço

O serviço de acolhimento na modalidade Casas Terapêuticas é estruturado em quatro fases: Acolher, Despertar, Transformar e Caminhar. Durante o processo, pessoas acolhidas reaprendem tarefas de autocuidado e auto-organização como tomar banho, construir uma comunicação não-violenta, cuidar da casa, das roupas e dos objetos pessoais. Também aprendem novas habilidades sociais, participam de terapias individuais, atividades socioeducativas e culturais.

As potencialidades de cada indivíduo também são trabalhadas, com o incentivo para retorno aos estudos e ao mundo de trabalho, até a conquista da autonomia com renda e moradia. Após a finalização das etapas, a pessoa acolhida continua sendo acompanhada pela equipe técnica por pelo menos seis meses para prevenção de recaídas. O processo de acolhimento pode durar até dois anos.

Por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (COED), as Casas Terapêuticas atuam de forma articulada com o sistema de saúde (CAPS , CAPS AD, IPER, UBS), assistência social e educação. O serviço no distrito da Lapa conta com coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, socioeducadoras, pedagogos, mentores, entre outros.

O post Governo de SP entrega nova unidade de Casas Terapêuticas na Lapa, capital apareceu primeiro em Agência SP.

Notícias relacionadas