


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disponibiliza a plataforma “Vacina 100 Dúvidas” para ajudar a população a esclarecer incertezas e combater notícias falsas sobre os imunizantes. A iniciativa ganha destaque durante a Campanha de Multivacinação, que acontece nos 645 municípios paulistas até 1º de setembro. O ponto alto da mobilização será o Dia D, no sábado (22), quando as unidades de saúde abrirão para atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos com 20 vacinas do Programa Nacional de Imunizações, incluindo proteções contra poliomielite, sarampo, febre amarela e HPV.

O portal tira dúvidas sobre segurança, reforçando que todos os lotes passam por rigorosas etapas de aprovação e análises de qualidade da Anvisa antes da aplicação. Entre os esclarecimentos oficiais, destaca-se que as vacinas com vírus inativados não causam doenças, pois o agente utilizado não tem capacidade de se multiplicar no organismo. Além disso, a pasta reforça que nenhuma vacina oferece proteção integral contra a contaminação, mas os imunizantes reduzem drasticamente as chances de quadros graves, complicações e internações hospitalares.
A plataforma também orienta sobre mudanças recentes e mitos do calendário vacinal. O portal explica que a vacina contra o HPV é recomendada tanto para meninas quanto para meninos de 9 a 14 anos, em dose única. No caso da poliomielite, o órgão esclarece que as tradicionais “gotinhas” foram substituídas exclusivamente pela versão injetável e alerta para a necessidade de manter altas taxas de vacinação para evitar o retorno da paralisia infantil no país. Pessoas com doses em atraso também devem procurar um posto de saúde para regularizar a situação, já que a imunização coletiva é fundamental para evitar o surgimento de surtos e proteger toda a sociedade.











