O governador José Serra anunciou essa semana, investimento de R$ 3,9 bilhões para recuperar e pavimentar de vicinais. No evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, Serra lançou as fases 3 e 4 do Pró-Vicinais, que recuperará 7.396 quilômetros de estradas, e o Programa de Pavimentação de vias municipais, que contemplará mais 3.046 quilômetros.
Com a ação, Serra tenta cumprir uma de suas metas de governo: a de recuperar 12 mil quilômetros de vicinais no Estado de São Paulo.
Serão beneficiadas com os projetos as regiões de Campinas, Itapetininga, Bauru, Araraquara, Cubatão, Taubaté, Assis, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Grande São Paulo, Araçatuba, Presidente Prudente, Rio Claro e Barretos.Segundo dados um dos impactos importantes da obra será a geração de emprego. Quando as obras estiverem em andamento, serão criadas cerca de 36 mil vagas diretas, e mais de 100 mil indiretamente.
Obras também estão prevista em Fernandópolis, o prefeito Luis Vilar de Siqueira anunciou a liberação de R$ 9 milhões do governo estadual para obras em três trechos do anel viário da cidade. Um deles vai ligar as rodovias Euclides da Cunha e Antonio Faria, liberando o acesso de trafego à Fundação Educacional e ao recinto de exposições da cidade.
A malha rodoviária do Estado de São Paulo possui 197,7 mil quilômetros, sendo que 175,8 mil quilômetros são de estradas municipais